Bad Rabbit: nova epidemia de ransomware

Tecnologia como Arte

Bad Rabbit: nova epidemia de ransomware

O que se sabe até agora é que o Bad Rabbit infectou vários grandes meios de comunicação russos, como as agências de notícias Interfax e Fontanka.ru. O Aeroporto Internacional de Odessa (Ucrânia) informou sobre um ataque cibernético em seu sistema de informação.

Os criminosos por trás do ataque Bad Rabbit estão exigindo 0,05 bitcoin como resgate – aproximadamente US$ 280 à taxa de câmbio atual.

De acordo com descobertas da Kaspersky, o ataque não usa exploits. É um ataque drive-by: as vítimas baixam um falso instalador do Adobe Flash de sites infectados e iniciam manualmente o arquivo .exe, infectando-se assim. Os pesquisadores detectaram uma série de sites comprometidos, todas de notícias ou de mídia.

Se é possível recuperar arquivos criptografados por Bad Rabbit (seja pagando o resgate ou usando alguma falha no código do ransomware) ainda não é conhecido.

Ainda de acordo com os dados da Kaspersky, a maioria das vítimas estão na Rússia. Também foi identificado ataques semelhantes, porém menos, na Ucrânia, Turquia e Alemanha. Este ransomware infectou dispositivos por meio de uma série de sites de mídia russo hackeados. Com base em investigações recentes, é um ataque direcionado contra redes corporativas, usando métodos semelhantes aos usados ​​no ataque do ExPetr. Enquanto isso, você pode encontrar mais detalhes técnicos nesta publicação na Securelist.

Fonte: Blog Kaspersky