Antes de criar o seu site, descubra a importância do UX Design

postado em: UX | 0

Se você está constantemente pensando em formas de atrair mais clientes para sua empresa e fazer com que seu site tenha mais visibilidade, saiba que o UX Design pode ajudá-lo nisso.

Um site desenvolvido pensando na experiência do usuário tem a capacidade de colocar sua marca à frente de outras empresas, por conseguir fidelizar seus clientes.

Neste post, falamos sobre o que significa UX Design, quais as suas vantagens e que técnicas podem ser utilizadas para melhorar a experiência do usuário. Boa leitura!

O que significa UX Design?

UX significa user experience, ou experiência do usuário, em português. Ou seja, é como o usuário se sente ao utilizar um serviço. É importante ter em mente que sempre haverá algum tipo de experiência para o usuário, que pode ser boa ou ruim.

Imagine que alguém está acessando seu site para saber se você presta determinado serviço. Contudo, o portal tem um layout pouco intuitivo, e o usuário não consegue localizar a informação que procura. Ele teve, então, uma experiência negativa, e isso pode afetar muito a imagem que a empresa transmite.

Mas se ele consegue utilizar sua página web com facilidade e encontrar tudo aquilo que precisa rapidamente, mesmo quando está acessando do celular, a UX foi bastante positiva, e seu cliente pode até passar a recomendar a empresa (e não somente o ambiente virtual) para amigos.

Também precisamos lembrar que a UX não engloba somente o site em si, mas toda a experiência de uso, incluindo:

  • a fácil localização das informações;
  • um caminho intuitivo para finalizar sua compra;
  • a possibilidade de contato;
  • o bom tratamento recebido de seus funcionários etc.

Por que é tão importante valorizar a experiência do usuário?

Quando você desenvolve um site pensando na experiência do usuário, o ROI (retorno do investimento) aumenta significativamente. Para cada valor investido em user experience, há um retorno 100 vezes maior, pois 86% dos consumidores aceitam pagar mais por uma boa experiência de uso.

A razão disso é simples: ao valorizar a experiência do usuário, você recebe alguns benefícios. Confira:

Fidelização de clientes

As chances de um usuário voltar a utilizar seus serviços são muito grandes quando ele tem uma boa primeira experiência. Assim, a UX ajuda a aumentar a base de clientes fiéis, além de conquistar novos consumidores. Lembre-se que um tipo de propaganda bastante efetiva é aquela feita pelos próprios usuários satisfeitos, que passam a recomendar o serviço para amigos.

Diferenciação de mercado

Você já deve ter entrado em outros sites para conhecer a concorrência ou saber os serviços oferecidos, certo? Talvez, em algum deles, você mesmo teve uma péssima experiência, pois o design não era intuitivo, as cores machucavam seus olhos ou simplesmente não havia a informação que você queria.

Se o seu site tem um design voltado à experiência do usuário, os serviços de sua empresa passam a ser um diferencial, tudo pela capacidade de oferecer uma boa UX ao cliente.

Aumento das taxas de retenção e conversão

Quando um usuário acessa uma página que proporciona uma UX ruim, a reação mais imediata que tem é fechar a página. Em seguida, ele busca o serviço do concorrente.

Assim, um site desenvolvido com foco na experiência do usuário consegue aumentar a taxa de retenção de clientes fazendo com que permaneçam navegando pelas diferentes seções. Além disso, uma excelente UX consegue converter os visitantes em fãs da marca.

Como utilizar o UX Design na criação de um site?

Existem algumas características essenciais para que um site forneça uma boa experiência para o usuário. Entenda as principais:

Usabilidade do website otimizada

Você deve ser o principal interessado em melhorar a usabilidade do seu website. Pense que, se os prospectstiverem dificuldades para encontrar as informações que procuram, eles podem desistir de entrar em contato. Caso isso aconteça, você perde um cliente para a concorrência.

Ao desenvolver o site, procure saber quais são as informações mais comumente buscadas e coloque-as em evidência para melhorar a usabilidade.

Interface simples e funcional

Não pense que um design inovador precisa ser confuso e cheio de elementos. Muitas vezes, é mais inteligente utilizar layouts clássicos do mundo de web design e fazer com que o usuário consiga encontrar as informações facilmente. O seu site deve priorizar a funcionalidade, para garantir a melhor experiência possível.

Design responsivo

O smartphone tem sido um dos meios mais utilizados para acessar a internet. Exatamente por isso seu site deve ser responsivo, ou seja, ele precisa se adaptar a qualquer tamanho de tela.

Se os elementos estiverem pequenos, desconfigurados, dificultando a leitura e a navegação, a experiência do visitante vai ser completamente prejudicada.

Como fazer um site baseado na experiência do usuário?

Além das características que citamos acima — obrigatórias para garantir uma boa UX —, existem algumas técnicas que estimulam ainda mais o cliente. Veja:

Gamificação

A gamificação consiste em utilizar elementos de jogos nas mais diversas situações e cenários, com o objetivo de tornar a experiência mais divertida e engajante. Os elementos mais comuns de jogos que podem ser levados para outras experiências são:

  • personalização;
  • regras;
  • metas;
  • competição;
  • pontuação;
  • recompensa.

Assim, é possível criar um site que conte com alguns itens de gamificação para engajar o cliente, melhorando a experiência dele.

É importante lembrar que um site gamificado não precisa necessariamente conter um jogo, pois somente os elementos que citamos acima já melhoram a experiência do usuário.

Além de contribuir para a UX, a utilização desses itens pode fazer com que o usuário se interesse e volte mais vezes ao site, aumentando o tráfego da página.

Realidade aumentada e Realidade virtual

Realidade aumentada (RA) e realidade virtual (RV) são dois termos que quase sempre caminham juntos, mas têm significados diferentes. Enquanto a RA trata de inserir objetos virtuais em cenas reais, a RV é completamente gerada por computador.

Essas técnicas são bastante utilizadas na área de educação e nos conteúdos didáticos, já que elas permitem que o usuário veja realidades diferentes. Dessa forma, elas são bem empregadas se o site contém conteúdos explicativos de serviços e novidades da área. Tanto a RV quanto a RA são bastante imersivas e contribuem na experiência do usuário, principalmente por entretê-lo e ajudá-lo a entender conceitos.

Portanto, é essencial pensar no UX Design ao desenvolver um site. A razão principal? Ele não é feito para a empresa, mas para seu público. O usuário deve se sentir confortável e ter facilidade de utilizar seu website, para que se torne, de fato, um cliente fidelizado, que se sente à vontade para navegar e fazer compras em sua página.

Além disso, se ele obtiver uma boa UX, com certeza vai recomendar os serviços para amigos e família, aumentando a base de clientes da empresa.

Gostou do post? Então compartilhe nas redes sociais e mostre a outras pessoas como sua empresa se preocupa com a experiência de seu público!