Tecnologias para ficar de olho em 2017

Tecnologia como Arte

Tecnologias para ficar de olho em 2017

As tecnologias que envolvem computação, informação e telecomunicações tem mudado drasticamente nossas vidas nas últimas décadas e tudo indica que 2017 será um período promissor para algumas novidades. Antes que pergunte, sim, você terá um smartphone melhor em 2017 e sentirá vontade de comprar uma TV nova. Essa é a parte fácil de previsões de tecnologia. Contudo, não é isso que queremos destacar. O ano deve também consolidar tendências que aparecem por aí e transformá-las em lucrativos negócios com novos paradigmas. Há muito o que esperar nos próximos 12 meses, e algumas das tecnologias que surgirão são realmente incríveis. Por enquanto, vamos apresentar algumas apostas certeiras do VOIT para 2017.

– Cloud computing
Desculpe-nos por começar com esse tema. Mas é um aviso importante. Cloud não é mais novidade e 2017 será um ano no qual a computação em nuvem será algo tão comum quanto falar de ERPs e servidores em 2005. Se você está colocando cloud como tendência para 2017, é melhor avançar pelo menos uma década, e rápido.

– Internet das coisas (IoT) e similares
A miniaturização dos chips e os ganhos de poder de processamento vêm há alguns anos abrindo novas fronteiras para a computação e as telecomunicações. Transformar qualquer objeto comum em algo que pudesse fazer cálculos e comunicar-se era complicado há 10 anos. Atualmente, a chamada internet das coisas está pronta para ser a nova internet. Grandes empresas como Google, Amazon e Apple estão dispostas a serem consolidadores das tecnologias de IoT em 2017. O significativo porém pequeno avanço conseguido até hoje se deve muito a esse problema de falta de alguém que unisse toda a diversidade de soluções, fabricantes e padrões de IoT. Com isso, tendências coligadas como casas inteligentes e indústria 4.0 também serão mais fortes.

– Blockchain
A tecnologia por trás das moedas digitais, como a bitcoin, são analisadas a fundo por bancos e empresas que dependem de negócios internacionais há, pelo menos, dois anos. Em 2017 as novidades em blockchain prometem ganhar o mercado com usos efetivos. Os testes feitos durante 2016 mostraram-se promissores, com bons resultados em economia de tempo, corte de custos e eliminação de burocracia em procedimentos de compra, venda e transações financeiras.

– Machine Learning
A parte da inteligência artificial chamada de aprendizagem de máquina foi alvo de grandes compras de gigantes de tecnologia no ano passado. Por trás dessa movimentação está a certeza de que é possível oferecer um serviço que seja melhor em dar sugestões de compras, prever problemas e direcionar negócios. Com isso, 2017 deve nos dar melhores assistentes virtuais nos smartphones, novos serviços que farão o que conhecemos do Uber e Airbnb serem coisas do passado, novos comportamentos de compras no varejo, etc.

– Realidade virtual e aumentada
Não se importe com o sucesso monumental, e posterior queda vertiginosa, do app de game Pokemon Go. O jogo em si interessa menos do que a porta que ele abriu para aplicações de realidade virtual e realidade aumentada. É verdade que há alguns anos o mercado exibe bons usos de VR e AR, mas faltava algo que desse a certeza de que as pessoas e negócios estavam prontos para ver o mundo físico e digital serem uma coisa só. O game dos monstrinhos mostrou que esse amadurecimento está pronto e ansioso por novidades. Com a entrada de fabricantes de smartphones e empresas de internet nesse segmento é praticamente uma aposta certa o sucesso da realidade aumentada e realidade virtual em 2017.

– Privacidade e vigilância
O pacote de novas tecnologias que devem fazer sucesso em 2017 trazem um grande desafio. Segurança, vigilância e privacidade serão assuntos quentes durante o ano. Não que tenham esfriado em 2016 ou anos anteriores, mas as novidades que devem fazer sucesso durante os próximos 12 meses trazem inúmeros problemas para os usuários. E o sinal já foi dado com os diversos ataques gigantescos que paralisaram boa parte da internet em 2016 e usaram dispositivos de IoT. Tivemos também vazamentos de dados recorde e muita política autoritária de governos em cima dos dados de seus cidadãos. Talvez, segurança e privacidade sejam as únicas coisas a serem olhadas em 2017, porque, sem elas, pouca coisa avançará em 2017.

– Fusões e aquisições
Sim. Será mais um ano cheio de empresa que compra empresa e marcas famosas que somem do mercado. Apesar da economia derrapando em várias partes do mundo e o receio de problemas políticos em vários países, companhias comprarão outras simplesmente porque é mais fácil do que crescer organicamente, é mais barato do que desenvolver por conta própria ou, ainda, algumas avançaram para as novas tecnologias que citamos acima e outras ainda pensam que estão vivendo na década passada.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br
Fonte: noticias.r7.com