Estudo mostra que o Brasil é um dos dez países mais desconectados do mundo

Tecnologia como Arte

Estudo mostra que o Brasil é um dos dez países mais desconectados do mundo

Um estudo encomendado pela Internet.org, iniciativa do Facebook para conectar o mundo todo, mostra que o Brasil é um dos dez países mais desconectados do mundo. Atualmente, são mais de 70 milhões de brasileiros desconectados, cerca de 35% da população.

A nação mais desconectada é a Índia, com mais de 800 milhões de pessoas sem acesso à rede, seguida pela China, com 660 milhões, e a Indonésia, com 207 milhões. Na outra ponta da lista aparece a Turquia, com “apenas” 33 milhões de pessoas sem internet.

Reprodução

O estudo

A pesquisa usou dados fornecidos pela União Internacional de Telecomunicações e investigou como funciona o acesso, apoio de governos, representatividade e qualidade da conexão em 75 países. Ainda há 4 bilhões de pessoas, mais da metade da população, sem acesso à rede.

Considerando todos os aspectos, o Brasil ocupa a 18ª posição, com pontuação 78 de 100. A nota mais baixa aparece na categoria “Disponibilidade”, que examina a infraestrutura disponível no país. A pontuação foi de 65,8, o que faz o país ocupar a 21ª posição. A melhor nota veio em “Acessibilidade”, com 92,3 pontos e a 9ª posição. A categoria analisa o custo do acesso e o nível de concorrência no mercado.

Também participam das avaliações as categorias “Relevância”, na qual estamos com 84,3 pontos e ocupando 13ª posição, e “Prontidão”, que examina a capacidade de acesso à rede, incluindo a aceitação cultural e a política de apoio no país. Nesse item o Brasil ficou na 30ª posição, com 70,9 pontos.

Os países com a melhor internet

A primeira posição é dividida entre Cingapura e Suécia. As duas aparecem com 90.3 pontos, seguidas pelos Estados Unidos, com 88 pontos, e pelo Japão, com 87,9. Veja a lista completa:

Reprodução

Cada um dos rankings pode ser analisado individualmente aqui e o estudo completo pode ser baixado neste link.

Fonte: Olhar Digital