HOOTSUITE e BUFFER: Ferramentas para gerir redes sociais mais conhecidas.

postado em: Tecnologia | 0

No campeonato da gestão das redes sociais há duas ferramentas que se destacam pela popularidade: Buffer e Hoosuite.  Quais as vantagens e desvantagens de cada plataforma e a quem mais se adequam?

Facebook, Twitter, LinkedIn, Google+, Instagram,… o número de redes sociais multiplica-se e as empresas desdobram-se em esforços para garantir que não ficam de fora da próxima grande tendência, o que muitas vezes significa ter de gerir a presença em várias redes ao mesmo tempo. O processo adivinha-se complicado quando se pensa que é preciso gerir o agendamento das publicações, acompanhar e responder aos comentários e, muito importante, analisar o impacto da presença nas redes sociais. Foi a pensar nisso que nasceram as plataformas que permitem gerir tudo num único local. Há várias ferramentas no mercado, mas há um duelo que é muitas vezes referido: Hootsuite versus Buffer.

O Hootsuite conta com mais de 10 milhões de utilizadores e daí ser apontado como uma das plataformas mais populares para gestão de redes sociais. O interface desta plataforma é referido como uma das suas grandes vantagens, permitindo organizar as várias redes sociais de forma a facilitar a sua gestão, por abas e colunas. Por exemplo, na aba do Twitter é possível ter uma coluna para o feed geral, outra para as mensagens diretas ou outra para seguir uma hashtag específica. Além disso, há a possibilidade de colaborar em equipa e de elaborar relatórios customizados e bastante abrangentes. Ainda assim, a tarefa de usar o Hoosuite nem sempre se adivinha fácil. Para dar resposta a esse problema, o Hootsuite criou uma universidade que dá direito a certificados para quem passar nos “exames”. É possível usar a plataforma de forma gratuita, mas com várias limitações. Por exemplo, só podem ser usadas três contas em simultâneo. Aqui pode conhecer melhor os planos disponíveis.

Já o Buffer tem como principal vantagem a simplicidade. Com um interface simples e intuitivo, é especialmente desenhado para gerir as publicações nas redes sociais, tornando mais fácil disseminar conteúdos ao longo da semana. É possível escolher duas, cinco ou mais horas específicas nas quais se quer partilhar conteúdos e o sistema encarrega-se de percorrer a lista de posts e escolher algo para publicar. Utilizando uma extensão para o browser, é especialmente rápido a partilhar conteúdos. Tem mais de 2,7 milhões de utilizadores e também conta com uma versão gratuitas e planos pagos. Conheça aqui  as diferenças e custos de cada plano.

 Fazendo comparações, se o Hootsuite ganha na variedade de opções que oferece, o Buffer vence em simplicidade, não exigindo tantos conhecimentos sobre redes sociais. A opção mais adequada ficará dependente do tempo e da complexidade da tarefa que cada gestor das redes sociais tiver em mãos. Se é necessário gerir muitas redes sociais e dedicar mais tempo a estas ferramentas, interagindo com os seguidores e exigindo até um trabalho de equipa, a melhor opção será o Hoosuite. Já se o objetivo é agilizar o processo de calendarização dos posts e poupar tempo, o Buffer é uma ferramenta mais rápida e mais simples. Mas sendo aparentemente concorrentes, há quem use as duas plataformas para tirar melhor proveito das valências de cada uma.

Fonte: webtexto.pt