Um Pouco sobre ataques cibernéticos e como evitá-los

Tecnologia como Arte

Um Pouco sobre ataques cibernéticos e como evitá-los

Com o desenvolvimento da tecnologia, vemos constantes mudanças no cenário da segurança quanto se diz sobre criptografia e engenharia social. vejamos exemplos como a família de ransomware Reveton em 2012. Apareceu uma nova forma de ransomware: ransomware de agentes da lei. As vítimas teriam seus computadores bloqueados e mostravam uma página de visual oficial, que incluía credenciais para agências de cumprimento da lei, como o FBI e a Interpol. O ransomware alegaria que o usuário cometeu um crime, como hackear computador, baixar arquivos ilegais ou mesmo estar envolvido com pornografia infantil. A maioria dos ransomware de cumprimento da lei exigiam que uma multa, variando de US$ 100 a US $ 3.000, fosse paga com um cartão pré-pago, como o UKash ou o PaySafeCard.

Os usuários leigos não sabiam o que fazer com isso e acreditavam que eles estavam sob investigação real das instituições de cumprimento da lei. A tática de engenharia social, agora referida como culpa inferida, fazia o usuário questionar sua própria inocência e, para não ser acusado de uma atividade que não se orgulha, pagava o resgate para que tudo desaparecesse.

E então uma ameaça estava por vir ainda mais forte, o CryptoLocker trouxe de volta o ransomware de criptografia. O CryptoLocker usou criptografia de grau militar e armazenou a chave necessária para desbloquear os arquivos em um servidor remoto. Isso significava que era praticamente impossível que os usuários recuperassem seus dados sem o pagamento do resgate.

Este tipo de ransomware de criptografia ainda está em atividade atualmente, já que foi provado ser uma ferramenta eficiente para os cibercriminosos. Os ataques de Ransomware em grande escala, como o Wannacry em maio de 2017 e o Petya em junho de 2017, usaram o ransomware de criptografia para enganar usuários e empresas em todo o mundo.

Como se proteger

Os especialistas em segurança concordam que a melhor maneira de se proteger de um ransomware é primeira evitar o ataque. Arte Design PA em parceria com a Malwarebytes, oferecem total segurança e conforto para o seu dia a dia com o Malwarebytes Premium, uma ferramenta completa de segurança eficaz contra as ameaças cibernéticas.

Adquira o seu através desse link: Malwarebytes Premium

 Ferramentas do Malwarebytes Premium

Proteção em tempo real
Detecta malware automaticamente, antes que ele possa infectar.
Anti-exploit
Blinda sistemas e softwares vulneráveis contra ataques de exploit.
Anti-ransomware
Interrompe ataques de ransomware antes que seus dados sejam mantidos como reféns.
Proteção contra website malicioso
Impede o acesso a páginas maliciosas conhecidas e a partir dessas páginas.
Antimalware/Antispyware
Detecta e remove malware e ameaças avançadas.
Anti-Rootkit
Remove rootkits e repara os arquivos que eles danificam.