O que é SEO e como ele pode ajudar sua empresa?

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O que é SEO e como ele pode ajudar sua empresa?

Ser percebida pelos clientes sempre foi a necessidade primária das empresas ao longo da história. Antigamente, as maneiras mais propícias de fazer isso era investindo em campanhas publicitárias na TV, mudar a localização da lojas etc. Nesse ponto, você deve estar se perguntando: o que é SEO e o que ele tem a ver com isso?

SEO é forma mais atual e moderna da sua empresa ser percebida pelos clientes. Por isso, essa estratégia é o foco de muitos profissionais de marketing. Isso não é a toa: quanto maior a visibilidade maior é o número de vendas!

Ficou curioso para entender mais sobre esse tema, aprendendo a aplicá-lo em sua empresa? Então, não deixe de ler este artigo até o final!

Afinal, o que é SEO?

SEO ou Search Engine Optimization(Otimização para mecanismos de busca) refere-se a um conjunto de fatores considerados pelos sites de busca, como o Google, para ranquear os conteúdos da web nas páginas de resultados.

Esses fatores (que você os verá em seguida) estão relacionados a uma boa experiência do usuário. Ou seja, quem está bem posicionado nos sites de busca é quem responde bem a dúvida digitada pelo usuário no buscador.

Por isso, tornou-se importante para os empresários saberem que seus negócios seriam “encontrados no Google” — e dominar estratégias de SEO poderia ajudá-los nessa missão.

Como o SEO impacta o ranqueamento do site?

Quando buscamos algo no Google usamos uma frase para expressar essa dúvida. Nessa frase, existem termos que sintetizam o que queremos encontrar. Por exemplo: como fazer bolinho de chuva? Nessa busca, o termo mais importante é “bolinho de chuva”, concorda?

Pois bem. A esse termo damos o nome de “palavra-chave”. Suponhamos que uma padaria próxima deseja vender bolinhos de chuva. Nesse caso, ela poderia trabalhar conteúdos usando esse termo, de modo que o seu site fosse encontrado quando alguém demonstrasse interesse por bolinhos de chuva.

Ao mesmo tempo, se em vez de “bolinho de chuva”, essa empresa usasse “guloseimas”, seu resultado poderia ser completamente alterado. Os sites de buscas poderiam entender que essa empresa não oferece uma resposta satisfatória para aqueles que estão buscando informações sobre esse prato específico.

Esse é um exemplo simples, mas ilustra a importância de entender SEO para tirar proveito dos sites de pesquisa.

Você conhece essas práticas de SEO?

Heading Tags

Os navegadores leem os sites de uma forma diferente da lida pelos usuários. Eles leem os códigos que foram usados na construção desses sites. Por isso, os títulos dos conteúdos têm um papel importante e, se você quer saber o que é SEO e como ele pode ajudar sua empresa, você deve se lembrar disso.

Quando você coloca em seus títulos termos estatisticamente relevantes, isso reforça para os sites de busca que o seu site pode ser uma opção para responder às dúvidas dos usuários.

Então, voltando ao nosso exemplo, qual título a seguir é o mais indicado? “Aprenda a fazer bolinho de chuva!” ou “Que tal aprender essa receita deliciosa”? Nesse caso, está claro que o primeiro é o mais adequado.

Contudo, também é importante usar subtítulos, pois eles tornam a leitura mais agradável e reforçam, aos mecanismos de busca a relevância de sua página para o termo pesquisado.

Linkagem interna

Uma estratégia de SEO é algo que deve ser pensando a longo prazo. Por isso, seu site deverá ser atualizado com regularidade. O ideal é que o internauta não saia do blog ao encontrar o que procura, e sim continue lendo outros conteúdos e conhecendo sua empresa.

Para isso, existe a técnica de linkagem interna. Essa técnica tem o objetivo de distribuir links dos conteúdos já escritos dentro do blog para fazer com que o visitante fique mais tempo na página.

Hospedagem

A hospedagem é muito importante no SEO. Imagine a dificuldade que um site que fica intermitente ao longo do dia terá para fidelizar um usuário. O mesmo vale para o tempo de carregamento da página.

O Google considera esse fator na hora de mostrar os sites para os internautas. Então, contratar uma empresa de hospedagem competente é muito importante para manter a empresa ainda mais visível na web.

Título

O título é o fator que levará ou não o usuário a clicar no conteúdo. Por isso, quando estimula a curiosidade e é objetivo, ele auxilia nas técnicas de SEO. Não se deve prometer aquilo que o site não vai cumprir.

Além disso, ele deve ter boa legibilidade. Deve-se evitar títulos longos, o ideal é que ele tenha até 67 caracteres para ser lido inteiramente pelos usuários.

Meta Description

Quando pesquisamos algo no Google, ele nos oferece um pequeno resumo do conteúdo. A esse resumo damos o nome de Meta Description. Essa breve introdução do assunto é usada pelo usuário para decidir se vai ou não visitar o site.

Nesse caso, a dica é pensar com a cabeça do internauta e escrever um texto que demonstre que ele encontrará o que procura.

Conteúdo de qualidade

De nada valerão os pontos anteriores se o seu conteúdo for de baixa qualidade. Quando se trata de SEO, é importante levar a qualidade a sério. Mas, o que é um bom conteúdo?

Em primeiro lugar, é um conteúdo honesto, que entrega o que promete. Em segundo lugar, é um material original. O Google pune sites que cometem plágio, banindo-os da plataforma em alguns casos.

Além disso, é muito importante conhecer seu público-alvo. Você precisa saber como sua estratégia de SEO pode ajudá-lo, quais são os seus hábitos online e de que forma ele quer consumir informação.

Outro ponto importante é evitar trapaças. Por exemplo, utilizar excessivamente as “palavras-chave” em um texto para ser encontrado no Google. Isso torna a leitura desagradável e é considerado uma atitude ruim pelas ferramentas de busca.

Agora que você entende o que é SEO, está preparado para começar a desenhar a estratégia digital de sua empresa, não é? Como vimos, traçar um plano digital é essencial para ser encontrado na internet e aumentar as vendas!

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